Carregando...
Nós e nossos patrocinadores utilizamos cookies e outros meios semelhantes para funcionamento da plataforma e entrega do melhor serviço.

Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade
.
 
 

RQ-65D
Fonte Chaveada Industrial c/ 4 Saídas: 5V x 4A, 12V x 1,5A, 24V x 1A e -12V x 0,5A

RQ-65D Mean Well Fonte Chaveada Industrial c/ 4 Saídas: 5V x 4A, 12V x 1,5A, 24V x 1A e -12V x 0,5A
Fabricante: Mean Well 

Pedido mínimo: 1 
Prazo de entrega: 2 dias
Comprar:

Contato:


 Favoritos  
 Compartilhar
RQ-65D Fonte Chaveada Industrial c/ 4 Saídas: 5V x 4A, 12V x 1,5A, 24V x 1A e -12V x 0,5A

Principais Características:

Entrada: full-range (88~264VAC ou 125~373VDC)
Saídas: 5V x 4A, 12V x 1,5A, 24V x 1A e -12V x 0,5A
Eficiência: 78%
Proteção contra curtos na saída
Temperatura de operação: até 50°C na potência nominal ou até 70 °C a 50% da potência nominal
Normas: atendidas UL60950-1, TUV EN60950-1, EN55022 (CISPR22) Class B, EN61000-3-2,-3, EN61000-4-2,3,4,5,6,8,11, heavy industry level, criteria A
Isolação elétrica: I/P-O/P, I/P-FG, O/P-FG:100M Ohms / 500VDC / 25℃/ 70% RH
Dimensões: 129x98x38 mm (CxLxA)
Peso: 0,44 kg

Garantia: 12 meses p/ defeitos de fabricação

Prazo de entrega: postagem em 2 dias úteis


Eccel Security
São Paulo  SP   03479-050
11 2092-5365 | 11 98279-9373 (WhatsApp)
vendas@eccel.com.br

Categoria: Energia / Subcategoria: Fontes Industriais

Clique para acessar: 53 anúncios de Eccel Security na plataforma

Por: Aldoberto Lopes - 03/12/2019



Fonte Chaveada



A fonte chaveada (SMPS - Switched-Mode Power Supply, em inglês) é encontrada em muitos aparelhos eletrônicos domésticos, e tem larga aplicação no campo industrial e em equipamentos médicos e de uso científico.

É uma fonte de alimentação que possui um circuito eletrônico de conversão de alta eficiência, ganhando das fontes lineares (tecnologia mais antiga), tanto em eficiência quanto em tamanho e peso, conseguindo um rendimento de até 85%, contra apenas cerca de 50% dos tipos lineares, utilizando componentes muito menores, resultando em um conjunto bem mais compacto e leve.

Além disso, a fonte chaveada opera a uma temperatura muito abaixo da encontrada nos modelos lineares.

As desvantagens, entretanto, também existem, mas são contornáveis e aceitáveis na maioria das aplicações da fonte chaveada. Uma delas é o custo, que dependendo da capacidade de potência de saída da fonte e da aplicação, pode ser mais alto que o custo de uma fonte linear, por exigir um número maior de componentes, alguns deles especiais, como é o caso do transformador, que deve trabalhar em alta freqüência.

A outra desvantagem é técnica, uma vez que a fonte chaveada tem um tempo de resposta para regulação maior, levando alguns ciclos para corrigir uma alteração na tensão de saída, ao passo que as fontes lineares fazem isso praticamente instantaneamente.

O objetivo da fonte chaveada continua sendo o mesmo da linear, como não poderia deixar de ser, ou seja, converter uma voltagem AC (corrente alternada) em qualquer valor variável ou fixo de voltagem DC (corrente contínua), utilizada para o funcionamento dos componentes eletrônicos, seja em um aparelho de uso doméstico ou em uma máquina ou outro equipamento industrial.

A tecnologia digital atualmente é a base dos circuitos eletrônicos da grande maioria dos aparelhos de uso doméstico, e mesmo uma simples cafeteira elétrica tem todo seu funcionamento comandado por um tipo de microprocessador dedicado (o microcontrolador), e os fabricantes desses produtos necessitam de profissionais para o desenvolvimento dos softwares desses microcontroladores.

A técnica de operação de uma fonte linear consiste em regular uma tensão de saída através da dissipação do excesso de tensão na entrada do circuito regulador na forma de calor. Assim, qualquer variação de entrada não chega à saída, sendo retida no componente regulador e despendida na forma de calor no próprio componente (usualmente um transistor de potência).

A fonte chaveada utiliza uma técnica mais inteligente para "cortar" o excesso de tensão da entrada, através de um elemento de transferência de energia (o transformador) operando por chaveamento, e de um circuito de filtragem capacitiva de saída, e não mais apenas de entrada.

O chaveamento gera pouco calor, e o uso de uma alta freqüência dispensa capacitores de valores elevados, que são muito volumosos, trocando-os por capacitores de valores baixos, bem menores, contribuindo para a compactação final do conjunto.

Para se conseguir essas vantagens, a freqüência de operação geralmente está acima dos 20 kHz, e o processo de chaveamento rápido gera freqüências harmônicas, que podem ser irradiadas por qualquer condutor desse estágio, transmitindo essas freqüências como ondas de RF, que interferem em outros equipamentos eletrônicos.

Para combater esse inconveniente, o lay-out da placa de circuito impresso é cuidadosamente projetado, aterrando-se os componentes do circuito de chaveamento e, muitas vezes, utilizando-se blindagens que envolvem todo o circuito da fonte chaveada.

Conhecidos alguns detalhes técnicos da fonte chaveada, ainda que sem muito aprofundamento técnico, percebe-se a importância de um projeto cuidadosamente elaborado e aprimorado com base em ensaios de laboratório bem definidos, seguindo referências de normas e padrões de boas práticas para se garantir adequado funcionamento, sem prejudicar o funcionamento de outros equipamentos que compartilhem a mesma rede elétrica de energia ou que estejam próximos da fonte chaveada em uso.

As fontes da Mean Well possuem diversas certificações (UL, CE, CB, TUV, etc.) que atestam sua qualidade em pleno funcionamento, em conformidade com diversas normas internacionais.





Acessos: 5594




Fechar   
   Produtos / Sist.
Videoteca
Categorias
Destaques
Publicidade
➥ Localize os itens de interesse, acrescente aos favoritos e entre em contato diretamente com o(a) vendedor(a).
      
  Topo



   Site seguro
Please click to see profile.
Google Safe Browsing
 
Google Safe Browsing
   Site seguro
Please click to see profile.